Vereadora cobra explicações sobre negativas de exames de cintilografias


Os vereadores de Aracaju aprovaram, nesta quarta-feira, 20, um Requerimento de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania) que solicita à secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, explicações e cópia da portaria da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - Conitec na qual a Secretaria se baseia para negar o exame de cintilografia de ossos com ou sem fluxo sanguíneo, para pacientes diagnosticadas com neoplasia maligna.


“Já relatamos em discurso aqui na Casa esta problemática enfrentada por pacientes com câncer. A cintilografia é um exame muito importante para que as pessoas saibam se estão com metástase. Porém, de acordo com a Secretaria, existe essa Portaria da Conitec informando que a cintilografia só deve ser feita para pacientes que já estão com metástase”, questionou.


Para a parlamentar, é necessário que a Portaria seja disponibilizada e exposta para os cidadãos. “Até mesmo para que possamos apresentar contrapontos, especialmente a esta incoerência. Como é que a pessoa só vai realizar a cintilografia se estiver com metástase se esse exame é justamente para que se detecte a metástase? São questões que precisam ser respondidas. Seguiremos atuando para que o problema seja solucionado”, detalhou.


Fonte: