Vazão de Xingó será reduzida nos finais de semana


Neste final de semana a vazão da Hidroelétrica de Xingó foi de 1500m³/s. A informação foi divulgada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A medida será posta em prática todos os sábados, domingos e feriados.


Segundo a Chesf, essa mudança faz parte de um processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS). Durante os dias úteis, a vazão de Xingó volta a ser de 2000 m³/s.


A empresa disse que o controle das vazões na Bacia do Velho Chico vai garantir a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que vai de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, afirmou João Henrique Franklin, Diretor de Operação da Companhia.


Apesar disto, a Companhia explica que a situação hidrológica no Rio São Francisco é constantemente monitorada. Por isso, é possível ocorrer uma alteração na vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração de energia apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


A Chesf lembrou aos ribeirinhos sobre a importância de não ocuparem as regiões do leito do rio. Como o período úmido vai até o fim de abril, é possível que a vazão volte a aumentar e, consequentemente, as regiões que margeiam o São Francisco registrem um volume de água maior.


Portal C8 Notícias

Foto: Chesf