Vacinação contra a covid-19 faz casos despencarem em Aracaju


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou um dado importante no combate a covid-19. A capital sergipana chegou a 91% de imunização com a primeira dose. Este dado vem repercutindo na grande queda de casos graves do coronavirus.


Foi detectada na última terça-feira, dia 19, uma queda de 61% de casos positivos na semana. Houve também a redução de internados, que chegou a 12,5%. Já a notificação de óbitos alcançou 10,2% a menos.


Segundo a secretária da SMS, Waneska Barbosa, os dados colocam a cidade de Aracaju em posição de destaque no controle da pandemia. “Nós fazemos uma análise semanalmente e observamos uma queda no número de casos, assim como, temos observado queda no número de pessoas internadas e na positividade dos exames. No início de janeiro, no pico da pandemia, chegamos a atingir 82% dos exames positivos e atualmente a gente tem uma taxa em torno de 1,4%. Esse conjunto de dados demonstra que esse era um momento que nós poderíamos flexibilizar o uso da máscara, por exemplo”, comentou.


A secretária disse que todas as vacinas são seguras e eficazes. No entanto, com a flexibilização das máscaras, os cuidados devem ser intensificados e de forma particular. Por isso a importância da imunização. “é importantíssimo que as pessoas entendam que a ferramenta de maior impacto no controle dessa pandemia foi realmente a vacina. Aquelas pessoas que ainda não se vacinaram ou aquelas pessoas que tomaram a primeira dose, esqueceram de tomar a segunda ou acharam que não deveriam tomar, ou mesmo quem já está no período de tomar a terceira, elas devem continuar se vacinando. A vacina vem para fortalecer o sistema imunológico, para garantir uma proteção para as pessoas, caso elas sejam expostas a uma contaminação, já que o vírus não deixou de circular”, afirmou Waneska Barboza.




Portal C8 Notícias

Foto: André Moreira/PMA