Unidades de saúde de Aracaju disponibilizam testes da dengue


Em decorrência dos altos números de infestação pelo Aedes aegypti em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante à população atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também a testagem para detecção do vírus. Apenas os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.


Quando feito a testagem, o material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). O resultado sai, em média, em uma semana.


Segundo o Gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, as pessoas que sentirem algum sintoma, deve procurar atendimentos nas UBSs. “É muito importante que ao notar sintomas como febre, dores nas articulações e manchas avermelhadas no corpo, a pessoa busque atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde. Observar as primeiras 48 horas do início dos sintomas é essencial. Caso os sintomas se tornem mais intensos ou apareçam de primeira, a orientação é retornar à unidade para uma nova avaliação médica”, destacou.



Portal C8 Notícias

Foto: Marcelle Cristinne/PMA