Termina nesta sexta o prazo para as convenções partidárias


Nesta sexta-feira, dia 05, termina o prazo para que partidos e federações partidárias realizem as convenções. O momento é importante, pois é a partir de agora que todos os nomes, desde Presidente da República, Governador, Senador, Deputados Estadual e Federal, se transformam de pré-candidatos em candidatos.


Durante o “Linha Direta” desta sexta, o Coordenador das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Marcelo Gerard, informou que hoje é uma data crucial para o pleito de outubro. “Os partidos devem se reunir, oficializar os nomes e apresentar ao T.R.E.. O prazo desta última etapa vai até dia 15. Mas nesta sexta termina o período de pré-campanha. A partir do 16 ai veremos realmente a campanha pra valer”, destacou.


Marcelo Gerard lembrou que é preciso que emissoras de rádio e TV já fiquem mais atentas às regras eleitorais. “Já neste sábado, dia 06, fica limitado que programas façam entrevistas e referencias a determinadas figuras. Quando começar a campanha, as entrevistas podem ser feitas, desde que se respeite o mesmo tempo para os candidatos. Tudo isso tem que ficar transparente para não haver desequilíbrio”, pontuou.


Perguntado sobre as urnas eletrônicas, o Coordenador disse que parte dos aparelhos será já no novo formato. “Sergipe vai receber uma boa demanda de novas urnas, já num novo modelo. Isso não vai interferir na seguridade e qualidade do processo. Tudo está sendo feito dentro do esperado”, completou.


Gerard também falou sobre a questão do voto em trânsito, para pessoas que estarão foram do domicilio eleitoral no dia 02 de outubro. Ele lembra que existe um prazo e que todos devem ficar atentos. “Até 18 de agosto o eleitor que estiver fora deve solicitar o voto em trânsito. Se ele estiver em outro estado pode votar normalmente e apenas para Presidente. Se estiver em outra cidade do mesmo estado que tem domicilio eleitoral, votará para todos os cargos. Por conta da quantidade de eleitores, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro farão este sistema”, respondeu.



Portal C8 Notícias

Foto: VCB advogados/divulgação