T.R.E. Sergipe realiza pesquisa sobre desinformação e combate as “fake news”


O Professor e Pesquisador do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, Dr. Claudomilson Fernandes, foi entrevistado no Programa “Linha Direta”. Ele falou sobre uma pesquisa que está sendo feita em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, a fim de discutir a desinformação e combater as noticias falsas que circulam nas redes sociais.


Para o estudioso, a pesquisa seguirá até metade de abril e é aberta a toda sociedade. “As pessoas poderão participar. O foco é colaborar com a desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, que vai aturar nas Eleições deste ano. A pesquisa está no site do T.R.E Sergipe”, destacou Dr. Claudomilson.


O pesquisador informa que, por ser de opinião pública, o cidadão não precisa se identificar. “A pesquisa é bem simples e no máximo em 5 minutos pode responder. Não precisa se preocupar com identificação, pois não exigimos nada. Apenas clicar no link e participar”, pontuou.


A pesquisa servirá também para analisar o comportamento da população e se ela compartilha ou não noticias sem mesmo checar antes. “Nosso grande objetivo é entender o eleitor sergipano e as informações. Muitas recebem mensagens e links e já vão compartilhando sem verificar se procede ou não. Isso pode ser muito ruim, a depender do caso. Por que será que as pessoas fazem isso e qual a intenção de não ver a fonte? São essas e outras questões que a analise pode ajudar o T.R.E. para entender o publico”, alegou.


Para o Professor Dr. Claudomilson, em períodos como o que estamos vivendo, a exemplo da pandemia, as noticias falsas só atrapalham. “Tivemos um grande prejuízo no quesito da falta de informação seria e verdadeira. É preciso ter cuidado e consciência, pois uma informação mal intencionada pode ser ainda mais prejudicial”, destacou.


A pesquisa pode ser acessada no https://www.tre-se.jus.br/imprensa/noticias-tre-se/2022/Marco/participe-da-pesquisa-sobre-desinformacao-e-ajude-a-combater-as-fake-news



Portal C8 Notícias

Foto: T.R.E./divulgação