Setembro Amarelo: Prefeitura mantém 0800 para atendimento psicológico


A Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), da Secretaria da Saúde de Aracaju está realizando durante o Setembro Amarelo um campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Segundo a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, pensando no contexto da pandemia a prefeitura vem ofertando um serviço telefônico de atendimento psicológico para pessoas estejam com sinais de ideias recorrente de tirar a vida, sensação de autodesvalorização, automutilação e consumo excessivo de álcool.


O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, através do telefone 0800 729 3534, na opção 2, de forma gratuita e sigilosa, a partir do qual qualquer pessoa pode acessar. Chenya disse que de abril de 2020 a agosto deste ano foram atendidas cerca de 7 mil pessoas no serviço, o que representa uma adesão interessante.


A coordenadora da Reaps ressalta que a causa para o suicídio é multifatorial, e o crescimento do desemprego vem sendo uma dos motivos causas que estão levando as pessoas a ter problemas mentais e a pensar a tirar a própria vida. Ela destaca ainda que não é recomendado que os veículos de comunicação façam a divulgação dos casos de suicídio, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, uma vez que a repercussão desses fatos poderiam servir como estimulo.