Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado


Na manhã desta segunda-feira, dia 28, os trabalhadores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Sergipe deram inicio a uma greve por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Servidores da instituição (Sindiprev), entre as cobranças está a realização de concurso público para aumentar a capacidade nos postos de atendimento.


Durante o “Linha Direta”, o Presidente do Sindiprev, Joaquim Antônio, explicou que muitos usuários podem reclamar da falta de um atendimento ágil devido a falta de funcionários. “Depois de uma assembleia na semana passada decidimos parar. Sergipe é o 19º estado a fazer a greve no INSS. O problema não é só aqui, mas em todo país”, destacou.

O sindicalista afirma que poucas pessoas estão atuando no posto do INSS da Avenida Ivo do Prado. “Tínhamos 86 servidores e agora mal temos 6. No estado tem agencia que atende o povo com um ou 2 trabalhadores. No posto do Siqueira Campos temos 10, mas 3 anos antes tínhamos mais de 180 trabalhadores. Registramos um aumento de demanda de atendimentos, principalmente de pessoas com sequelas da covid-19, mas nada de novos servidores”, comentou o sindicalista.


Outra questão foi sobre o atendimento, que em grande parte torna-se uma fila virtual e que não tem garantias de ser concluído. “Muitas pessoas reclamam do 135 e do aplicativo “Meu INSS”. Elas marcam e aguardam, isso quando são atendidas. Uma vez a Procuradora do Trabalho fez o teste para atendimento e também não conseguiu. Imagine isso com quem não tem condições de ter internet ou não tem intimidade com celular”, lembrou.

Perguntado sobre conversas com o Ministério da Economia, Joaquim Antônio, disse que está agendado para próxima sexta-feira. “Esperamos que seja verdade este encontro no dia 1º de abril. Precisamos ainda mais de trabalhadores. Em todo Brasil tínhamos pouco mais de 42 mil e agora cerca de 19 mil. E sem contar os que já estão aposentados. Esperamos que a reunião em nível nacional tenha esse entendimento”, finalizou.




Portal C8 Notícias

Fotos: Rozendo Aragão