Sergipe tem 8 candidatos ao Governo do Estado


Na última sexta-feira, dia 05, foi encerrado o prazo para que partidos e federações realizassem as convenções partidárias. O ato foi importante para a escolha dos candidatos a Presidência da República, Governador, Senador e Deputados Federais e Estaduais. Passada esta fase, Sergipe possui 8 candidaturas que disputam a vaga no Palácio Augusto Franco.


Segundo calendário emitido pelo Tribunal Superior Eleitoral, todos tem até o dia 15 de agosto para realizar o registro das candidaturas. A partir do dia 16 é que começa pra valer a campanha partidária.


Confira os candidatos ao Governo de Sergipe:


1 – Alessandro Vieira (PSDB): Formado em direito, é Delegado. Foi chefe da Polícia Civil de Sergipe até abril de 2017. No ano seguinte, se candidatou a Senador pela Rede Sustentabilidade e se elegeu. Chegou a anunciar sua pré-candidatura a Presidência da República pelo Cidadania, mas mudou de opinião. Seu Vice é Milton Andrade do Cidadania.


2 – Antônio Cláudio (Democracia Cristã): Ele é médico especialista em geriatria e gerontologia. Atuou como secretário municipal de Saúde de Itabaiana. Atua como Presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção à Longevidade. Tem como Vice Giovanna Pereira Roca, também do DC.


3 – Aroldo Félix (Unidade Popular): Ele é professor concursado, engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia química. Fundador do Partido Unidade Popular pelo Socialismo e membro do Diretório Estadual de Sergipe. É seu primeiro cargo eletivo. Tem como Vice Luze Augusta, também do UP.


4 – Elinos Sabino (PSTU): Ele é Servidor público federal. Foi o fundador do PSTU, onde é candidato. Atuou na luta dos trabalhadores rurais e da reforma agrária. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Aracaju na chapa de Vera Lucia. Já disputou os cargos de deputado estadual e federal. Tem como Vice Leide Lima também do PSTU.


5 – Fábio Mitidieri (PSD): É formado em Administração e foi eleito vereador da capital sergipana em 2008. Assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Aracaju em 2011 e atuou também como secretário de estado do Trabalho de Sergipe. Atualmente é Deputado Federal licenciado. Tem como Vice Zezinho Sobral do PDT.


6 – Niully Campos (PSOL): Formada em Direito, é professora universitária e advogada criminalista. Sua primeira eleição foi em 2016, quando tentou uma vaga na Câmara de Aracaju. Foi candidata a deputada estadual pelo PSB em 2018. Tem como Vice Demétrio Varjão também do PSOL.


7 – Rogério Carvalho (PT): Formado em medicina, Assumiu a Secretaria de Saúde do Sergipe durante a gestão de Marcelo Déda. Foi eleito deputado estadual em 2006 e deputado federal em 2010. Em 2014, disputou foi candidato ao Senado por Sergipe, mas não venceu. Voltou a concorrer ao mesmo cargo em 2018 e conseguiu a vaga. Tem como Vice Sérgio Gama do MDB.


8 – Valmir de Francisquinho (PL): Valmir dos Santos Costa é formado em Direito. Foi vereador de Itabaiana por cinco mandatos e comandou a Prefeitura de Itabaiana por duas gestões. Em junho deste ano teve os direitos políticos cassados, ficando inelegível. No momento a decisão ainda não foi publicada e ele poderá participar da campanha normalmente. Tem como Vice Emília Corrêa do Patriotas.




Portal C8 Notícias

Foto: Agência Brasil