Sergipe registra 12 municípios com alto índice de infestação da dengue


Um dado está preocupando os gestores da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado no inicio deste mês, dos 75 municípios de Sergipe, 12 estão com alto índice de infestação da dengue.


De janeiro até o inicio de julho, a Saúde estadual contabilizou 1.094 casos confirmados de dengue. Já em 2021, foram registradas apenas 238 ocorrências. O aumento chegou a quase 360%.


Os 12 municípios que estão preocupando a Saúde do Estado são Areia Branca, Cedro de São João, Itabaiana, Japoatã, Malhada dos Bois, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Santa do São Francisco, São Domingos, Sião Dias e Siriri. Já os municípios em condição satisfatória para o Aedes são Amparo do São Francisco, Aquidabã, Arauá, Canhoba, Canindé do São Francisco, Divina Pastora, Ilha das Flores, Indiaroba, Macambira, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo e Telha.


A Gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá, afirma que está acompanhando os dados enviados pelos municípios com muito cuidado. “Não é natural que tenhamos neste período tantos municípios com índices elevados para o Aedes. Isso porque, as chuvas destroem boa parte dos reservatórios de larvas, enquanto as baixas temperaturas proporcionam a ampliação do ciclo biológico do vetor, do ovo à fase adulta”, alertou.




Portal C8 Notícias

Foto: Agência Brasil