Sergipe participará do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias


A Capitania dos Portos de Sergipe vai coordenar neste sábado, 18, a partir das 8h, as ações do Dia Mundial da limpeza mares e rios no Estado. As mobilizações serão realizadas na na Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, e na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.


Em entrevista ao Linha Direta nesta sexta-feira, 17, o Capitão de Fragatas, Luciano Maciel Rodrigues, destacou que estudos científicos mostram que 25 milhões de toneladas de lixo são despejados anualmente nos oceanos, e metade desses resíduos é plastico e materiais sólidos. Ele ressalta que 80% desse lixo vem das cidades, das pessoas, descartados irregularmente no ambiente marinho.


No mundo todo 180 países se reunirão no dia 18 nessas ações, numa mobilização que agrega 50 milhões de voluntários, que recolhem mais de 280 mil toneladas de lixo. A Marinha do Brasil, segundo o Capitão, como defensora da chamada "Amazônia Azul" participa com seus navios, embarcações e pessoal para fomentar a mobiliação da sociedade civil a mentalidade marítima, em prol do desenvolvimento sustentável, finalizou Luciano Maciel Rodrigues.


As ações terão ainda a participação do Corpo de Bombeiros, Iate Clube de Aracaju, Emsurb, IBAMA, Adema, Exercito, entre outras entidades da sociedade civil.