top of page

“Sergipe foi o estado em que mais apareceu substância oleosa nas praias” afirma diretor da ADEMA.


Na manhã desta sexta-feira(14), Jairo Alves, recebeu em seu programa, o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA), Gilvan Dias. O motivo foi trazer pautas de um assunto muito importante para o estado de Sergipe, o meio ambiente.


No último dia 31 de agosto, foram detectadas manchas de óleo em cinco praias do nosso estado. Gilvan revela que a quantidade de aproximadamente 3 toneladas e 400 kg foram encontradas. “Apesar de ser um volume grande, isso não afetou em nada em nossas praias, com isso, a balneabilidade não foi alterada”, conta Gilvan.


A respeito dos navios costeiros que lavam seus tanques em alto mar, e até mesmo descartam barris de petróleo, o diretor-presidente conta que infelizmente isso ainda ocorre, mesmo tendo leis que proíbam esse tipo de coisa. “Existem regras, mas principalmente você está em alto mar, onde a fiscalização não é visível. Todas as marinhas do mundo tem dificuldades para realizar esse controle”, afirma Gilvan.


Por fim, Gilvan revelou que o Governo do Estado assinou o decreto para que a Secretaria de Estado da Administração (SEAD) possa promover uma licitação para uma banca examinadora, para a realização do concurso. “Esse concurso ofertará 30 vagas para analistas ambientais, com nível superior e 20 vagas de técnico ambiental”, diz o presidente.


Por Sérgio Cardoso

Portal C8

Foto: Reprodução/Internet

bottom of page