Sergipe começa a aplicar a quarta dose da vacina contra covid-19


A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos acima de 80 anos de idade teve início nesta quinta-feira, dia 24, em Sergipe. A recomendação foi realizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), através de nota técnica enviada à Secretaria de Estado da Saúde.


Só podem receber a dose quem foi vacinado com a dose de reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen sejam aplicadas nesta nova etapa da campanha.


Em Sergipe 33 mil idosos já receberam a dose de reforço, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde. “Os estudos mostram que nessa faixa etária há uma diminuição na resposta imunológica, sendo assim, eles precisam de uma quarta dose para reforçar o sistema imunológico. Aos idosos e cuidadores das pessoas com mais de 80 anos, fiquem atentos e verifiquem qual foi a data que tomou o reforço. Tendo quatro meses, já pode aplicar a quarta dose”, reforça enfermeira de imunização da secretaria de estado da saúde, Ana Lira.


A quarta dose da vacina será aplicada pelas Secretarias de Saúde de cada município. É importante que os idosos acima de 80 anos possam estar atentos para as datas da imunização.




Portal C8 Notícias

Fotos: Arthuro Paganini/SUPEC