“Seguimos alerta no combate à violência contra mulher”, diz Secretária


Na manhã desta sexta-feira, dia 12, o Programa “Linha Direta”, apresentado por Jairo Alves de Almeida, contou com a participação da Secretária de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos. Entre os assuntos, ela falou da atenção às mulheres vitimas de violência, benefícios sociais e todo o acompanhamento da retirada de famílias da região onde vai passar a Avenida Perimetral Oeste.


O principal assunto que a secretária comentou foi sobre as várias iniciativas de combate a violência contra a mulher. No entendimento de Simone Passos, este tem sido um dos destaques de sua pasta. “É gritante a quantidade de casos de companheiros que violentam as mulheres em casa. E isso só aumentou na pandemia. Por isso nosso trabalho continuará atuante nesse ponto, pois a violência contra a mulher atinge toda a família e a desestrutura. Temos todo um trabalho psicossocial para que toda a sociedade possa enfrentar essas dificuldades”, destacou.


A secretária reafirmou que além da Assistência Social, outros órgãos também estão no combate à violência contra o publico. “Contamos com o Ministério Público, onde participamos de evento esses dias, Policia Militar, Guarda Municipal, entre outros. Todos emprenhados para evitar que crimes aconteçam, dentro e fora de casa. Seguimos alerta no combate a violência contra mulher”, afirmou.


Outro assunto diz respeito a atuação da secretaria junto as pessoas mais carentes. A secretária lembrou que a Assistência Social está atuando junto a toda a sociedade vulnerável da capital e até mesmo ajudando outros locais. “Sempre que tem alagamentos e chuva forte estamos em campos para auxiliar a quem necessita da urgência. A Prefeitura tem investido alto na vera da secretaria. Infelizmente o repasse do Governo Federal é muito pouco e a grande maioria do auxilio vem dos cofres da Prefeitura. Mesmo assim ainda ajudamos a população de Recife, atingida por chuvas fortes recentemente. Isso mostra a irmandade que temos entre as gestões”, destacou Simone.


A construção da Avenida Perimetral Oeste também foi tema da entrevista. No caso da Assistência Social, a atuação é junto às famílias que deverão deixar os locais por onde a obra vai ser realizada. “Sabemos que é muito complicado convencer uma família a deixar o local por onde anos conviveram. Por isso temos equipes constantemente na região para dialogarmos. No caso de alguns moradores, eles serão remanejados para um conjunto no Lamarão. Já os demais serão indenizados, incluindo comerciantes que também vão ser acompanhados. Esse serviço acontecerá até depois da avenida feira. Apesar de ser um transtorno no momento, a via promete levar desenvolvimento e desafogar parte da região norte de Aracaju”, afirmou a Secretária.


Ao final, Simone Passos falou da questão do aluguel social. Ele é disponibilizado para famílias que estão com casas destruídas ou em ponto de cair em casos de enchentes e desabamentos. “Este serviço sempre é feito, principalmente no período de chuva intensa. Ou então em outras situações que as famílias podem estar em vulnerabilidade. Todo este trabalho é minuciosamente feito para que as pessoas que realmente necessitam possam ser atendidas pelo poder público”, pontuou.



Portal C8 Notícias

Fotos: Rozendo Aragão