Secretaria fala da importância de completar o esquema vacinal


Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 proporciona uma taxa ainda maior de imunização. Por conta deste dado, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, destaca a necessidade das doses de reforço.


A terceira dose protege mais de 90% contra hospitalizações e mortes pela covid-19. Ela também aumenta a produção de anticorpos e em mais de nove vezes a capacidade neutralizante contra a doença.


A vacina é a forma mais eficaz de diminuir a contaminação e o aparecimento de novas variantes do coronavírus, também é uma forma de demonstrar um cuidado coletivo. Com a imunização em massa é possível proteger todas as pessoas da comunidade e diminuir o risco de contágio.


Segundo a Secretaria de Saúde, oito meses depois que as vacinas começaram a ser aplicadas, a capital zerou o número de óbitos por covid e também os casos graves. Isso só reforça a eficácia do imunizante e a importância que o mesmo tem para garantir uma maior proteção.


De acordo com Waneska Barboza, todos os imunizantes disponíveis possuem eficácias, segurança e impacto no controle da pandemia, e reforça, a importância de manter o cumprimento do esquema vacinal da população. “Apesar da flexibilização do uso da máscara, vai da conduta de cada pessoa usar ou não o item, mas é importantíssimo que as pessoas entendam que a ferramenta de maior impacto no controle dessa pandemia é, realmente, a vacina”, revelou a Secretária.


A terceira dose da vacina está sendo aplicada em pessoas maiores de 18 anos, que tomaram a segunda dose do esquema primário há quatro meses, exceto pessoas que tomaram duas doses da Janssen, imunossuprimidos de 12 a 17 anos, para quem tomou a segundo dose do esquema primário há 56 dias e imunossuprimidos maiores de 18 anos, que tomaram a segunda dose há 28 dias. Já a quarta dose (ou segunda dose de reforço) está sendo aplicada em idosos com 60 anos ou mais, que tomaram a terceira dose há quatro meses e em imunossuprimidos maiores de 12 anos, que tomaram a terceira dose há quatro meses.


A vacina contra covid está sendo aplicada, na capital sergipana, de segunda a sexta-feira, em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, nos três shoppings da cidade e no drive-thru da Sementeira. As salas de vacina das UBSs funcionam no horário das 8h às 16h. Nos shoppings Aracaju Parque, Riomar e Jardins das 8h às 17h. No drive-thru a imunização vai das 8h às 13h.



Portal C8 Notícias

Foto: PMA