Secretária de Saúde apresenta relatórios na CMA


A Secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, divulgou nesta quinta-feira, dia 07, o Relatório Detalhado Quadrimestral e o Relatório Anual da Gestão de 2021. O ato aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju e reuniu grande parte dos vereadores da capital.


Waneska mostrou resultados que foram obtidos e respondeu a perguntas dos parlamentares. A diminuição da abstenção dos procedimentos de Média e Alta Complexidade foi um dos dados apresentados. A meta inicial era reduzir de 45,9% para 40%, mas o resultado final foi para 21,9%. Ela também ressaltou os 949.175 atendimentos clínicos que foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde, tanto por médicos, enfermeiros e dentistas, quanto por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.


A divulgação do relatório aconteceu no Dia Mundial da Saúde. “De forma gratificante apresentamos as ações realizadas no ano de 2021, fazendo uma prestação de contas. Notadamente há uma melhoria significativa dos serviços que são prestados, apesar de estarmos vivenciando dois anos de uma pandemia, em que a equipe trabalhou para controlar essa situação na capital, não esquecendo as demais necessidades da população, no que diz respeito à saúde de uma forma geral”, pontuou Waneska.


A Secretária também destacou as capacitações realizadas junto aos profissionais da rede municipal de saúde, como a implantação das Linhas de Cuidados, que fazem parte dos Planejamentos Estratégicos. “Foram promovidas capacitações sobre a Sala de Vacina, Campanha de Vacinação; Equipe de Enfermagem do Serviço de Atendimento Domiciliar; Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil; entre outras ações”, elencou Barboza.


Para o líder do Governo na Câmara, Vereador Professor Bittencourt, a prestação de contas consegue contribuir para amplificação dessas informações para a população. “É muito importante essa apresentação. Primeiro que essa casa acaba reverberando todas as demandas da sociedade de Aracaju, e a Saúde é sempre uma demanda muito importante, uma secretaria muito complexa, e trazer todas as informações desse quadrimestre contribui com o esclarecimento da população. Os próprios questionamentos dos vereadores são nesse sentido, e a secretária tem sido, como sempre, muito técnica, muito clara, precisa na transmissão desses dados, o que nos ajuda muito no processo de difusão e prestação de contas das ações executivas à população", detalhou.


Já a Vereadora Sheila Galba salientou a importância de acolher os pacientes com câncer nas UBSs, ao passo que a Secretaria destacou a criação da linha de cuidados de neoplasias. A gestora disse que o trabalho é aprimorável. “Ao Município compete a prevenção. E preocupada com isso, a Secretaria da Saúde de Aracaju criou a linha de cuidado dos pacientes que têm neoplasia, para que eles possam ser identificados de uma forma mais ágil em nossa Atenção Primária, e o fluxo desse paciente seja conhecido, para onde ele será encaminhado e o tempo de espera para alguns exames. E dentro daquilo que é de competência do Município, trabalharemos para que o usuário tenha isso respeitado”, afirmou Waneska.



Portal C8 Notícias

Foto: Sergio Silva/AAN