Secretária cobra dos municípios reforço na vacinação contra a influenza


Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participou da assembleia do Conselho de Secretários de Saúde de Sergipe (Cosems), realizada em um hotel da Orla de Atalaia. Durante o ato, ela cobrou dos secretários municipais de saúde maior efetividade na divulgação e aplicação da vacina contra a influenza.


Segundo a gestora estadual de saúde, há quase um mês que a campanha de vacinação começou e nem a metade do público algo ainda foi alcançado. “Esta é uma situação crítica. Por isso, temos que discutir aqui o que faremos para resgatar essa população e trazê-la para a imunização, porque o idoso sempre será o nosso alvo para a vacinação contra a Influenza”, afirmou Mércia.


Os trabalhadores da saúde também são foco de preocupação, uma vez que eles precisam se vacinar o quanto antes. A cobertura vacinal deles é de 21.7%. “Para o Ministério da Saúde, a cobertura recomendada pelo é de 90%. Mesmo distante desse marco, Sergipe ocupa a sexta posição no ranking nacional de vacinação contra a Influenza, e a primeira do Nordeste”, destacou a Secretária de Saúde.


Mércia Feitosa aproveitou o encontro para comentar o cenário da Covid-19 em Sergipe. Ela lembrou a queda acentuada do número de casos novos, das internações e a não ocorrência de óbitos nos últimos quatro dias. Apesar disto, a secretária chamou a atenção dos municípios para a baixa cobertura do segundo reforço. “Os dados do Programa Estadual de Imunização apontam que 95% dos municípios não vacinaram nem 50% da população maior que 70 anos com esta quarta dose. Todas as doses das vacinas para este grupo prioritário foram entregues aos municípios no final de março. Por isso a importância de intensificar as campanhas”, comentou.



Portal C8 Notícias

Foto: SES