
Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 08, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, comentou sobre a atuação da SMS nos últimos meses e destacou sua visão política para o futuro de Aracaju.
Sobre o avanço da vacinação, principalmente entre os idosos, Waneska explicou que a capital sergipana teve um grande destaque na imunização. Por conta disto, um grade numero de pessoas acima de 60 se protegeu contra o novo coronavírus, além do uso de medidas, como distanciamento e uso de máscara no dia a dia.
Já sobre a questão da dengue, a secretária afirmou ser um trabalho permanente. “Temos um trabalho constante com o pessoal da Emsurb que faz a limpeza de terrenos e canais, mas a maior preocupação são os focos nas residências com índice maior que 80%”, disse.
Questionada sobre o remanejamento de alguns usuários das suas unidades de saúde ela ressaltou que a meta é a melhoria no atendimento. “Tudo é planejado e pensado junto ao usuário e para evitar gastos públicos”, defendeu.
Sobre a tão esperada Maternidade Lourdes Nogueira e o processo de vagas pra funções administrativas, a gestora destacou que já foram realizadas as primeiras provas. “Mais de 34 mil inscritos, entre administrativo e pessoal da saúde. Os aprovados poderão atuar por cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco”, explicou.
Ao final a Secretária foi questionada sobre política e possibilidade de disputa em 2024. Waneska recordou que chegou a ser sondada para ser vice-governadora de Fábio Mitidieri. Ela afirmou que é sempre bom ser lembrada como gestora, mas afirmou que é extremamente técnica. No entanto, foi enfática que está aberta a novos convites. “Sou da área técnica. É ótimo ter o trabalho reconhecido na gestão publica. Se for convidada, podemos conversar. Mas no momento meu foco é a saúde da capital”, destacou.
Por Ceiça Dias
Redação C8