• ceissadias

Samu recebe mais de cinco mil trotes no início do ano


Foram 5.412 trotes que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) recebeu entre o mês de janeiro e 24 de março deste ano. São cerca de 6,8% do total de ligações no período, que somou 79.485 chamadas, de acordo com a informações do gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Kelson Santos Rosário.Janeiro foi o mê em que ocorreu o maior número das ligações de brincadeiras que pode levar a morte de quem realmente precisa do atendimento.

Apesar de parecer um número pequeno em relação da soma total das ligações é um percentual bastante significativo, esses trotes são crimes que surgem de toda parte do Estado e de todas as regiões da capital e, normalmente, são ligações rápidas, feitas por crianças ou adultos que falam obscenidades, por isso, fáceis de serem identificadas como brincadeiras, ainda que de mau gosto ou abusivas.

Esses falsos pedidos de socorro é danoso para o serviço. Por representar um percentual significativo em relação ao total de ligações, ocupa indevidamente a linha 192, atrapalhando uma real chamada de urgência. Por outro lado, quando consegue não ser identificado de imediato, interfere no atendimento do médico regulador, que pode enviar uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para atendimento a um paciente inexistente, deixando de prestar socorro a quem realmente precisa.