top of page

Saúde registra leve alta das internações de idosos por covid-19


Mesmo com queda no número de novos casos e até alguns dias consecutivos sem óbitos, houve um leve aumento no número de novas internações por covid-19, comparando as duas últimas semanas. Os dados são do monitoramento da Secretaria da Saúde de Aracaju, com base nos estudos semanais da semana 35 e 36, onde houve uma estabilidade, com cinco novos internamentos em cada período. Diferente desse quadro, na semana 37, que compreende a semana atual, até o momento, já são 18 novos internamentos, sendo que o maior número de pessoas internadas é de idosos a partir dos 60 anos, representando 51,85% dos novos internados.

No mesmo comparativo entre as duas últimas semanas, o levantamento também aponta alta do número de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19. Na semana passada, foram 52 pessoas internadas, sendo 11 delas com SRAG por covid-19; já esta semana, dos 38 internados, 16 foram hospitalizados por esse motivo.


“Tivemos aumento no número de internações novas, e nesse grupo, a maior proporção é de pessoas acima de 60 anos. E já visualizando esse movimento no Brasil, o próprio Governo Federal entendeu a importância de fazer uma dose de reforço nesse público porque o sistema imunológico deles é mais frágil, e eles perdem a imunidade mais rápido. Por conta disso, o Município tem focado na dose de reforço desse público”, afirma a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.


A gestora ressalta ainda a importância de manter os cuidados preventivos, mesmo que a pessoa já esteja vacinada. “Ainda não temos passe livre para deixar de usar a máscara, nem para aglomerar. Temos que manter as medidas sanitárias, respeitar o distanciamento, a higienização das mãos e continuar usando a máscara. O vírus está circulando, ele apenas está encontrando dificuldade por conta das pessoas já vacinadas. Mas precisamos continuar mantendo as medidas de contenção, para evitar o aumento dos índices”, alertou.


Fonte: SMS/AJU



bottom of page