Saúde promove campanha para conscientização do “Maio Amarelo”


A campanha “Maio Amarelo”, que acontece anualmente, tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice e de pessoas que sofrem sequelas provocados por acidente de trânsito. O tema deste ano é “Juntos salvamos vida”. Para alertar os condutores, a Secretaria de Saúde está divulgando dados informativos sobre as ocorrências.


A quantidade de mortes no trânsito chama atenção e mostra a importância de ter essa prevenção. Esse tipo de morte ocupou a terceira posição no ranking de mortalidade do estado em 2021, como registro de 390 óbitos.


Os motociclistas são os que mais morrem. Das 390 vítimas no ano passado, os condutores dos veículos de 2 rodas somaram 238 mortes. Já os motoristas de automóveis foram 65 e pedestres 44. Foram registrados 21 óbitos de ciclistas. Todos os dados forma divulgados pela Área de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde.


A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar durante o mês algumas ações educativas. Vão acontecer blitz, nos dias 18 de maio e 08 de junho, nas cidades de Itabaiana e Estância. No município serrano, apenas os motociclistas serão abordados.


De acordo com Karla Anacleto no Maio Amarelo haverá muitas ações educativas. “Durante este mês iremos promover ações educativas com ênfase na saúde, na melhoria da qualidade de vida e da mobilidade urbana, através da conscientização sobre as leis de trânsito”, explicou.

A gestora também lembrou que haverá uma mobilização final do “Maio Amarelo”. Será realizado um passei ciclístico que haverá um passeio ciclístico em Aracaju no dia 29. Os detalhes serão anunciados em breve pelo Detran.



Portal C8 Notícias

Fotos: ASN