Saúde estadual apresenta plano de contingência para os festejos juninos


Na manhã desta terça-feira, dia 31, a Secretaria de Estado da Saúde apresentou o Plano de Contingência da instituição para os Festejos Juninos. O objetivo foi mostrar à sociedade como será feito o trabalho de atendimento às possíveis vítimas de fogos ou acidentes domésticos.


O planejamento será posto em pratica durante todo o mês de junho. O reforço vai acontecer no atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu), nas Unidades de Tratamento de Queimados (UTQ) dos hospitais do estado e na doação e abastecimento dos bancos de sangue.


Segundo a Secretária Mércia Feitosa, entre julho de 2021 e maio deste ano, houve uma redução de 60% no atendimento de queimados dos hospitais. No entanto, devido aos festejos juninos, o local registra grande aumento. “Por isso precisamos intensificar este plano, a fim de não prejudicar todo o atendimento do Huse e nos demais hospitais regionais”, destacou.


Outro foco apresentado no plano e que deve ser a grande novidade dos festejos de 2022 é com relação às vacinas contra a covid-19. “A gente está com uma cobertura vacinal muito baixa ainda, e justamente entre a população de 18 a 59 anos, que é a população que está nesse movimento dos festejos. Então, a gente tem que retomar as estratégias. É fundamental para que a gente não tenha mudança nesse cenário da pandemia, que ainda não acabou”, afirmou Mércia Feitosa.


Portal C8 Notícias

Foto: SES