Saúde do Estado lança novo modelo de regulação de leitos da UTI


A partir da próxima segunda-feira, dia 16, terá inicio um novo modelo de regulação de leitos de UTI. É o Sistema de Gestão em Saúde Pública (Sigesp), ele tem o objetivo de melhorar o acesso do paciente ao leito qualificado e fortalecer a Rede Estadual de Saúde.


Todos os detalhes forma apresentados pela Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, durante encontro com dirigentes dos hospitais próprios e contratualizados. “Ampliamos a nossa rede de UTI, então nesse momento não tenho dúvidas de que o usuário do SUS terá melhor oferta e um acesso mais rápido do que ele tem hoje. Estamos escrevendo uma nova página do Sistema Único de Saúde em Sergipe”, sinalizou.


A Coordenadora do Complexo Regulatório de Sergipe, Polyanna Cardoso, explicou que regular é o ato inteligente de organizar a oferta e a demanda. “Por isso a importância de implantar o novo sistema, no qual a Secretaria de Estado da Saúde vinha trabalhando há alguns anos, mas que algumas dificuldades técnicas e a pandemia postergaram para o momento atual”, detalhou.


Um dado relevante destacado pela Coordenadora na reunião é que todas as UTIs da Rede Estadual de Saúde têm pontos de hemodiálise, o que melhora e dá agilidade ao processo de regulação para os casos específicos. “Antes que implantássemos este serviço, um paciente que precisasse do serviço de hemodiálise às vezes passava dias aguardando por um leito ou ia para a judicialização. Hoje não temos mais esse problema”, comentou Polyanna.



Portal C8 Notícias

Fotos: SES