Saúde de Aracaju realizará ações no Dia Mundial sem Tabaco


Nesta terça-feira, dia 31, é lembrado como o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e este ano tem como tema “Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”. A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju vai desenvolver ações para conscientizar a população sobre os malefícios do hábito de fumar.


A programação será totalmente realizada no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR), localizado no Bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital. A unidade é responsável pelo Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, e vai ofertar programação especial destinada aos usuários participantes do projeto.


Segundo a gerente do Programa de Combate ao Tabagismo da SMS, Jennifer Sobral, serão atividades variadas. “Teremos palestra com representantes do programa municipal, assim como as coordenações do programa estadual e do Hospital Universitário, e uma apresentação do grupo Sons do SUS. Além desse momento, teremos os depoimentos de usuários que já participaram do programa e, hoje, vivem sem uso do tabaco. Essa participação se torna importante por ser um grande estímulo aos novos membros do programa, que estarão participando do evento”, declarou.


O hábito de fumar é bastante prejudicial à saúde. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no país, e é o primeiro no mundo há 36 anos, tanto em incidência quanto em mortalidade. Ainda de acordo com o Instituto, aproximadamente 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.


A Gerente explica que as pessoas eu desejam largar o cigarro, charuto, cigarro de palha ou demais espécies de fumo podem procurar ajuda na Cemar Siqueira Campos. “Quando a pessoa busca o serviço, ela é direcionada para consulta com a médica pneumologista e recebe medicação, quando necessário. O Programa também realiza atendimentos em grupo, sempre com a proposta de acolhimento, auxiliando os usuários nessa mudança de hábitos, sem o fumo”, lembrou Jennifer.



Portal C8 Notícias

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA