Saúde de Aracaju faz alerta de conscientização ao “Maio Vermelho”


A Secretaria de Saúde de Aracaju vem orientando e fazendo alerta aos usuários das unidades da capital sobre os cuidados com a higiene da boca e dos dentes. A ideia é reforçar a importância sobre o “Maio Vermelho”, mês alusivo ao combate do câncer bucal.


O tipo de tumor inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). As lesões podem estar na gengiva, na mucosa bucal e na orofaringe e o câncer também é capaz de atingir pessoas sem dentes.


Quando no início, as neoplasias malignas conseguem ser indolores e de difícil percepção, o que reforça a importância do exame bucal. “O autoexame é o primeiro grande passo para o diagnóstico na fase inicial da lesão. Para um bom autoexame, é preciso estar em um local bem iluminado, na frente do espelho, e o exame pode ser feito rapidamente, após a higiene bucal, afastando bochechas, lábios e língua, para identificar alguma alteração. Encontrando alguma suspeita, o indicado é procurar o atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou a Coordenadora em Saúde Bucal, Gilmara Barreto.


A Coordenadora disse que a rede municipal oferece vários serviços odontológicos previamente marcados e de urgência, como restauração, extração, orientação e limpeza, que podem ser agendados pelo 0800 729 3534, opção 7, pelo Portal da Saúde ou na própria Unidade Básica da Saúde (UBS).


Quem busca a saúde bucal deve manter bons hábitos para o bom funcionamento do organismo. “Cuidados simples, como evitar o fumo e o alto consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em legumes e frutas, além de boa higiene bucal são essenciais para prevenir. É fundamental que se tenha regularidade nas consultas com o cirurgião-dentista que, além das atividades educativas e de prevenção da cárie e doenças da gengiva, fará o exame para a detecção de possíveis lesões”, salientou Gilmara.


O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) realiza os serviços de biopsia e atendimentos especializados, em usuários encaminhados das UBSs, com casos suspeitos de lesão de boca ou casos que precisem de um tratamento específico. E após às 7 da noite, o acesso ao serviço de Urgência acontece através do CEO, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, no bairro Farolândia, de segunda à sexta, das 7 da noite às 7 da manhã. Nos fins de semana e feriados, o funcionamento é em regime de plantão 24 horas.



Portal C8 Notícias

Foto: Ascom SMS