Reintegração de posse é realizada no antigo Clube da Telergipe


Foi realizada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 19, a reintegração de posse do terreno das ocupações Marielle Franco, Terra Santa e Brisa Mar, no antigo Clube da Telergipe, localizado Avenida Inácio Barbosa, Zona de Expansão de Aracaju.



Cerca de 400 famílias ocupavam o local. O transito da via foi bloqueado para a operação de retirada. Segundo a Polícia Militar não houve reação dos ocupantes e o processo foi feito de forma pacífica.


A ação contou com a presença de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, e das secretarias de assistência social do município e estado. A Prefeitura de Aracaju informou que vai prestar assistência e direcionar as famílias às suas casas, e a Secretaria da Assistência Social vai fazer o cadastro daqueles que não tem local de moradia.


Um dos advogados das ocupações, Roberto Carlos, disse que foram dadas a garantia de que as famílias seriam remanejadas para um local seguro, assim como seus pertences. No entanto, ele criticou a forma como foi feita retirada, para ele açodada, porque somente agora está se fazendo a demarcação do terreno, e as famílias não foram ouvidas em audiência de instrução para se definir a data exata do inicio da ocupação, o que viola ao que preceitua o precedente 282 do Supremo Tribunal Federal.