top of page

Questão territorial envolve Poço Redondo e Canindé


O Presidente da Câmara dos Vereadores do município de Poço Redondo Josivaldo de Souza, PSD, foi entrevistado no Programa Cultura Notícias desta segunda-feira, dia 13. Na oportunidade, ele falou sobre uma ação relacionada a questão territorial dos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco.


Para o Presidente do Lelgislaltivo de Poço Redondo, a questão está rolando na justiça desde o ano de 1999. Na época, o Prefeito de Canindé, Genivaldo Galindo, solicitou uma adequação do território. Isso significaria dizer que uma parte de nosso município passaria a ser deles. Depois de tanto tempo esta ação está de volta”, detalhou.


Josivaldo alertou que, com essa decisão, Poço Redondo, ficará no prejuízo. “Serão cerca de 9 mil habitantes que passariam para Canindé. Com menos habitantes, menos repasses de verba federal. Muitas pessoas que se identificam de Poço há mais de 80 anos passariam a ser da cidade vizinha, nesse caso faltaria a identificação de qual município seriam", disse o vereador.


O parlamentar foi questionado sobre o motivo desse pedido judicial, pois a Grota do Angico, onde aconteceu a morte de Lampião, seria território de Canindé do São Francisco e não de Poço Redondo. Josivaldo afirmou que o monumento natural sempre foi do município dele. “Historicamente sempre foi Poço Redondo. Sobre ser por conta da questão do turismo, não quero polemizar, pois temos tudo a ver com essa história do cangaço. A minha maior preocupação é como isso vai se dar”, destacou.


Ao final o Presidente da Câmara afirmou que debates estão sendo discutidas para que isso não venha a ocorrer sem nenhum debate. “Já foi conversado isso com a Prefeitura do município e há uma previsão de sessão especial na Câmara de Poço Redondo para debater este tema. Não queremos conflitos com nossos irmãos de Canindé de São Francisco, pois temos histórias iguais de um pro sertanejo e de luta”, acrescentou.


A Prefeitura de Canindé foi contatada pela produção de jornalismo da Cultura FM. A assessoria afirmou que a gestão ainda não foi intimada sobre o assunto, mas que também não quer entrar em polêmicas com Poço Redondo e que vai aguardar novas decisões para se pronunciar oficialmente.



Por Ceiça Dias

Redação C8

Foto: Sergipe Turismo

bottom of page