Projeto de Sávio vai garantir serviço de apoio a familiares de dependentes químicos


Apresentado e aprovado no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei nº 297/2021 de autoria do vereador Sávio Neto de Vardo (PSC) vai garantir e promover atendimento de assistência às pessoas afetadas física ou psicologicamente pelo convívio com dependentes de álcool e outros tipos de drogas que prejudicam a vida de milhares de sergipanos.


A inclusão da família no tratamento de dependentes químicos tem sido consideravelmente estudada, no entanto, não existe um consenso sobre o tipo de abordagem a ser utilizado, dentre as várias propostas.


“Os familiares sofrem terrivelmente quando inserida num ambiente com dependentes químicos, quando os mesmos passam a ter tratamento ficam as sequelas, os traumas, as dores sofridas ao longo de toda essa convivência, sãos pais e mães, esposas, filhos que trazem marcas psicológicas e físicas causadas pelos dependentes químicos, e são esses familiares que necessitam, também, se apoio e assistência adequada”, relata Sávio, autor do projeto.


O Projeto aguarda a sanção por parte do prefeito Edvaldo Nogueira. Promover o adequado tratamento para estes familiares adoecidos (físico ou psicológico) é um dever social, e cumpre ao Estado participar desse apoio, em parceria com toda a sociedade. Não tenho dúvidas que o prefeito sancionará esse Projeto de tão grande importância para a sociedade”, garante o vereador.


Para o atendimento do disposto nesta Lei, o Poder Executivo poderá estabelecer convênios ou termos de cooperação com entidades, instituições, organizações sociais sem fins lucrativos e grupos de mútua ajuda que atuem diretamente no apoio e assistência aos familiares de dependentes químicos.


Assessoria de imprensa do parlamentar