Procon Aracaju emite orientações de compras para o Dia das Mães


O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), faz uma nova orientação os consumidores, desta vez para as compras do Dia das Mães. O objetivo é que as compras ocorram de forma segura e sem transtornos, levando em consideração as determinações previstas no Código de Defesa do Consumidor.



O órgão orienta aos consumidores a realização de uma pesquisa prévia de preços, a fim de o consumidor identificar as melhores condições de compras e obter informações sobre a média de preços praticados para os produtos.


O Coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, diz que é preciso ficara atento em relação as trocas de mercadorias. “O estabelecimento não é obrigado a realizar troca de produtos por insatisfação pessoal. Por isso, é importante que o consumidor conheça a política de troca do estabelecimento, verificando, primeiro, se é possível fazer a troca, quais os prazos e condições, antes mesmo de realizar a compra. A loja só é obrigada a fazer a troca se ela prometer realizar”, explica.


O consumidor deve ser informado sobre a diferenciação de preço e se há diferença quanto a forma de pagamento. Também devem ficar claras as informações sobre as condições de parcelamento, incidência de juros e demais situações que possam onerar o cliente.


Os cuidados deem continuar nas compras via internet. A fim de evitar fraudes, o consumidor deve verificar se o site é seguro e protegido por criptografia, se possui um símbolo de cadeado próximo à barra do endereço eletrônico. “É interessante priorizar sites nacionais, com prazo de entrega mais curto”, salienta Igor Lopes.


O prazo para a entrega também deve ser verificado. “O consumidor tem direito à informação prévia a respeito do prazo para a entrega e, uma vez que esse prazo seja descumprido, ele pode cancelar a compra e até receber os valores que porventura já tenham sido pagos”, finaliza o Coordenador.



Portal C8 Notícias

Foto: PMA