Primeiro caso da “varíola dos macacos” é confirmado no Brasil


O Brasil registrou nesta quarta-feira, dia 08, a primeira confirmação da “varíola dos macacos”. O caso foi localizado no Estado de São Paulo e, segundo as autoridades médicas, o paciente esteve na Espanha e em Portugal no mês de maio.


O homem que contraiu a doença tem 41 anos. Ele relatou que teve febre e dor muscular no dia 28 de maio. Ele segue em estabilidade e em isolamento no Hospital Emílio Ribas, localizado na Zona Oeste de São Paulo.


A Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista anunciou que está investigando outro caso suspeito. É de uma mulher de 26 anos, que não teve histórico de viagens ou contato com pessoas que tenham voltado de outro país.


A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. A incubação é geralmente entre 6 a 13 dias ou 5 a 21 dias. A transmissão ocorre pelo contato com a pele durante relações sexuais com alguém que tenha sintomas.



Portal C8 Notícias

Foto: Diário Digital/divulgação