• pcleite41

Prefeito anuncia escalonamento do funcionamento do comércio


O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, nesta quinta-feira, 8, o decreto municipal 6.422/2020, com novas estratégias de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju. No documento, a gestão municipal determina o escalonamento no funcionamento das atividades econômicas e de serviços não essenciais. A medida foi decidida em reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). O objetivo do escalonamento é diminuir a concentração de passageiros no transporte público coletivo em horários de pico.


Além disso, no decreto 6.422/2020 foi mantida, conforme resolução estadual, a restrição das atividades não essenciais e o toque de recolher das 20h às 5h até o dia 15 de abril, bem como o fechamento das praias e parques aos finais de semana.


Com o escalonamento das atividades comerciais, os estabelecimentos do Centro da capital, incluindo todas as atividades empresariais, passam a funcionar das 9h às 18h, enquanto nos demais bairros da cidade, será das 10h às 19h. Shoppings centers, supermercados, galerias, minimercados e lojas de departamento também só poderão funcionar das 10h às 19h.


Os mercados públicos estarão abertos das 6h às 15h e as instituições bancárias, para atendimento público, poderão funcionar das 9h às 15h - não se aplicando para ações de pagamento de benefícios, como o auxílio emergencial. Para as demais repartições públicas, que não municipais, a recomendação do decreto da Prefeitura é que também passem a funcionar de 9h às 15h.


A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira, 12, e, com ela, a perspectiva é de reduzir de 30% a 36% o fluxo de passageiros no transporte público, nos horários de pico.


Fonte: AAN