
O mercado de trabalho e como se preparar para atuar num emprego forma temas da entrevista com o Gestor de Recursos Humanos José Mirabel. Ele participou do Programa “Cultura Noticias” na manhã desta segunda-feira, dia 1º de Maio.
O especialista disse de inicio que, em sua grande parcela, a população não está com a preocupação de se profissionalizar ainda mais. “Muita gente acha que ter um currículo repleto de passagens por empresa significa qualificação. E não é isso. A qualificação deve ser uma constante, por meio de treinamentos e cursos. Por isso que as pessoas devem sempre se atualizar”, comentou Mirabel.
Outro ponto abordado é como a pessoa deve se portar numa entrevista de emprego. Para o gestor, é preciso ser, antes de tudo, verdadeiro diante do entrevistador. “Sabemos que muita gente pode ter ansiedade ou nervosismo. Isso sé natural. Mas é preciso manter a calma, respirar profundamente e participar da entrevista. Agora o mais importante: seja verdadeiro. Não invente situações que trabalhou em tal local ou tem tal experiência sem ter. Muitas pessoas acabam se prejudicando por não serem autênticas”, opinou.

Durante a entrevista com Mirabel, uma ouvinte fez um questionamento sobre a sua idade (51 anos) e a quantidade de experiência. No entanto, ela alega que há um ano está sem conseguir algo no mercado de trabalho. “isso deixa muitos profissionais preocupados”. Claro que ninguém quer ficar de fora do mercado de trabalho, mas é preciso entender que as empresas também procuram gente com experiência. Tivemos recentemente casos de etarísmo na escola e também suspeitas no trabalho. Isso não é bom, pois estaríamos tirando o estimulo de quem tem muita experiência e que ainda pode colaborar na labuta diária. Repito: todos devem se qualificar sempre”, explicou.
Ao final o Gestor de Recursos Humanos disse que, tanto quem está trabalhando como os desempregados, não podem se acomodar e sempre devem estar atualizados. “Muitos acham que fazer pequenos cursos não adianta. E é ai que está o erro de quem está a procura de emprego u atuando no dia a dia. É preciso sempre ser diferencial. Tudo isso depende de cada um e de como se comportar diante da situação”, destacou Mirabel.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão