
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, está finalizando a criação de um painel de monitoramento das doenças transmitidas pelo vetor. A nova ferramenta deve estar disponível nos próximos 15 dias deve melhorar ainda mais o controle do Aedes aegypti na capital.
O painel trará dados atualizados e um histórico dos mapeamentos realizados em anos anteriores. A meta é traçar um comparativo e identificar ciclos de reprodução do mosquito em Aracaju. Essa análise prévia possibilitará uma atuação antecipada das equipes a fim de evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes.
Para o coordenador de inovação e gestão estratégica da SMS, Seif Brito, a iniciativa auxiliará os gestores a tomarem decisões mais precisas no controle do mosquito. Semanalmente, vamos atualizar os dados, que mostrarão em gráficos o número de confirmações e notificações em cada bairro. Desta maneira se tornará mais fácil enviar equipes de agentes de combate às endemias para atuarem onde a proliferação do mosquito estiver mais alta”, afirmou.
O painel ficará disponível a toda população, inclusive para a comunidade acadêmica. A intenção é garantir transparência das ações e possibilitar a produção de estudos e trabalhos universitários relacionados ao Aedes e às doenças transmitidas por ele na capital sergipana.
Portal C8 Notícias
Foto: Ascom/SMS