top of page

Orquestra Jovem de Sergipe completa 9 anos com inclusão social


No mês de março a Orquestra Jovem de Sergipe vai completar 9 anos de criação. O foco do grupo musical é transformar o dia a dia de crianças e adolescentes que habitam nos Bairros Santa Maria e 17 de Março, na zona sul da capital. A instituição foi tema de entrevista no Programa “Cultura News” da Cultura TV/TVC canal 7.1.


O Coordenador da Orquestra Jovem, Eder Getirana, disse que a criação da instituição foi ideia do então Governador Marcelo Déda. “Ele tinha esse sonho de criar um meio de atrair os jovens para a musica e tirar os mesmos da ociosidade. Na época o Complexo Santa Maria era muito violento. Hoje em dia ainda existem casos, mas foi diminuído por conta de um trabalho social que atraiu jovens. E já vamos para 9 anos de reconhecimento”, destacou.


Eder relembrou o inicio da formação da Orquestra. “A princiupio apenas 4 jovens se inscreveram. Ficamos um tanto frustrados, mas decidimos acampar na comunicação, explicando aos pais e responsáveis. Hoje em dia quando abrimos inscrições em pouco tempo preenchemos as vagas. Isso mostra como é fundamental a formação do jovem no meio musical”, descreveu o coordenador.


Questionado sobre as apresentações, o líder da Orquestra disse que os musicas já se apresentaram em vários pontos da capital e interior e que a meda é ir para outros estados. “Tudo isso depende de custos. Sabemos de algumas dificuldades, mas o sonho é muito grande e queremos um dia a Orquestra Jovem de Sergipe em palcos nacionais”, lembrou Eder.


Ele também destacou a data de criação do grupo de jovens músicos. “Foi no dia 11 de março de 2014. Decidimos essa data pois era o dia que nosso saudoso Marcelo Déda faria 53 anos. Meses antes do lançamento da Orquestra Jovem ele faleceu. Não deu tempo de ver um sonho que ele tanto batalhou para chegar onde chegou. Mas tenho certeza que ele está feliz. Aliás ele disse que queria ser lembrado com os sorrisos que ele deixou aqui na terra. E a orquestra é uma prova disto”, lembrou.


O coordenador lembrou no final da entrevista que o período de inscrições para nova turma da Orquestra Jovem de Sergipe. “Vamos começar ainda este mês. Um dos pré-requisitos é que a criança ou adolescente estude em escola publica e que tenha boas notas. Por isso exigimos o boletim dos pais ou responsáveis. Isso estimula a cada um a encampar nos estudos e ter um gosto maior pelo compromisso de aprender um instrumento clássico, além de ser inserido nas políticas públicas do Estado”, lembrou.


Mais informações sobre a Orquestra Jovem de Sergipe através do Instagram @orquestrajovemdesergipe.




Por Rozendo Aragão

Redação C8

bottom of page