
Todas as quintas-feiras o Programa “Cultura Noticias” apresenta o quadro “O Direito é Seu”. Neste dia 18 de maio, o Advogado Gustavo Fontes voltou a destacar a questão da saúde. Desta vez na ótica do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde.
Para o advogado, o Sistema Único de Saúde, apesar de ser publico e para todos, deve atender a demanda de cirurgias e demais procedimentos médicos. “Muitas pessoas denunciam os planos particulares. No entanto o SUS também é um plano, mesmo sendo público. E também pode ser denunciado em caso de abusos ou de falta de atendimento. Neste caso é preciso que a população busque a Defensoria Pública, a fim de que seja acompanhada a situação”, apontou.

A ouvinte Márcia do Santos Dumont questionou sobre os procedimentos médicos não ofertados no SUS. Ela perguntou se o SUS poderia contratar serviços de plano particular. “Neste caso é algo semelhante ao que abordamos, é possível de ir à Defensoria, no entanto, é fundamental as pessoas juntarem todos os documentos, além da guia emitida pelo médico. As pessoas devem ficar atentas a isso pois o plano publico é universal. O SUS deve atender os pacientes que mais precisam de procedimentos e nada deve ser negado, seja operações ou o famosos serviço “home care”, alegou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão