“Nossa Opinião”: A Democracia é o melhor regime de governo


Prezados ouvintes,


Ressoam vozes vorazes em volta de um desejo esquisito, alheio ao bem comum, completamente dissonante em relação à dignidade de cada brasileiro e de cada brasileira. É chegado o instante de aprofundar o debate democrático, fortalecendo as bases da liberdade de expressão, sem agressividade, sem respeito e sem violência.


Saídos de um regime ditatorial, em meados dos anos oitenta, há menos de quarenta anos, os brasileiros necessitam de amadurecer a democracia, desprezando toda a sorte de desconstrução das liberdades e da individualidade. A divergência, a pluralidade de ideias, o debate e o contraponto são elementos básicos de um regime democrático, ainda mais num país de proporções continentais como é o caso do Brasil.


É comum haver embates, debates, conflitos de ideias e de interesses, pois estamos num país em que a diversidade cultural é gigante, dada a missigenaçao, a pluralidade de costumes e de entendimentos. Isso é maravilhoso, porque permite a construção da unidade, na diversidade, um verdadeiro desafio, mas com reais chances de concretização.


Onde impera o diálogo, como promissão das divergências, pode-se realizar o entendimento, com o respeito à diversidade e à individualidade. Os valores que devem se fazer presentes, sobretudo no debate político, são aqueles que engrandecem o espírito humano, que se deixa guiar pela justiça social, pelos direitos humanos e pela efetivação da dignidade de cada cidadão e de cada cidadã.


Desconstruir as forças de morte, desfazer as intenções de violência, para em seu lugar, proporcionar o desenvolvimento social, com mais empregos, com projetos executáveis, na educação, na saúde, na construção da coletividade cívica e cidadã devem ser o maior progresso humano, neste nosso imenso país. Para tanto, convém apostar no congraçamento, no entendimento, sem falsas notícias, sem ataque às instituições, sem desprezo à paz social.


Por mais incerta, imprevisível e difícil de ser edificada, a democracia é a única possibilidade para este querido país. Está na hora de falar sobre as liberdades, com responsabilidade, com espírito cidadão, sem ameaças e sem preconceitos de qualquer espécie. O debate admite diversidade, mas não inimizades, insultos e desrespeito a quem pensa de modo diferente.


A campanha política, em curso, é uma excelente amostra da democracia. Na campanha política, todos têm direito de examinar o melhor candidato ou candidata, sem atropelar ideias contrárias. Mais do que prezar o ódio, a discriminação e o descrédito nas instituições, como a justiça eleitoral, o eleitor deve estar atento aos sinais da democracia, de modo que o futuro de nosso país está na compreensão do atual momento. Viva a democracia! Viva a campanha política séria e honesta!



Essa é a Nossa Opinião.



(veiculado no Programa “Linha Direta” do dia 19 de agosto de 2022)




Portal C8 Notícias

Foto: Unale/divulgação