top of page

“Não tenho pressa. Quero estimular a vinda de mais jovens para política”, diz Breno Garibalde


Na manhã desta quinta feira, dia 02, o entrevistado do Programa “Cultura Notícias” foi o Vereador de Aracaju Breno Garibalde do União do Brasil. Ele destacou projetos que vem apresentando, lembrou da expectativa desse novo ano legislativo e comentou sobre futuro político.


Perguntado sobre o que esperar de 2023 na Câmara, o parlamentar disse que espera que seja um ano de boas conquistas. "Eu vejo esse ano com boas expectativas no meu mandato. Temos dialogado com a população de Aracaju e ouvindo as demandas. Esperamos ter um retorno dentro do esperado", disse.


Uma das pautas que mais o vereador chama a atenção é sobre a proteção do meio ambiente. Em seu entendimento, a capital deve dar exemplo nesse ponto. “Aracaju precisa melhorar nas questões ecológicas. Destaco aqui a criação de ecobueiros que retêm o lixo nos canais. Foi autoria nossa. Mas também chamo a atenção da sociedade deve ter a responsabilidade pelo meio ambiente evitando colocar lixo na rua. Meu pensamento é estimular criação de ecopontos para evitar descarte irregular de produtos como sofás e TV's”, acrescentou.


No entendimento de Breno Garibalde, igualmente ao brasileiro em geral, o aracajuano está enterrando dinheiro que vem do lixo. "O Brasil perde bilhões de reais por falta de coleta seletiva. Aracaju poderia ter em todos os barros, mas atualmente poucos têm. Aqui era para ser um exemplo de capital para o pais pois vivemos numa cidade que não é gigante, mas estamos longe do ideal", destacou o parlamentar.


Segundo o vereador a sua principal pauta é o plano diretor, já que o atual plano é de 1995 e que desde 2005 não se discute uma renovação. "Falta planejamento para uma boa administração da cidade. Não é apenas construir casa e fazer obras. Mas é preciso apontar onde e como fazer. Devido à falta de um plano diretor, temos uma cidade profundamente impermeabilizada, pois a agua da chuva tem dificuldade de escoar" lamentou.


A arborização foi outra pauta discutida. Para Breno, esta é uma luta que quero pretende colocar em prática. “Destinei verba de R$ 50 mil para o plantio de árvores no centro. Isso evitaria o calor forte da cidade. Vemos tantas capitais aqui do Nordeste mesmo com arborização e tem o calor amenizado, totalmente diferente daqui, onde muitos enxergam a árvore como apenas para sujar as ruas com folhas”, pontuou.


Outro assunto que o vereador falou foi chamando a atenção da Energisa e de empresas de internet e TV por assinatura que acabam colocando uma grande quantidade de fiação de forma desordenada na capital. “É preciso regularizar essa situação pois isso deixa a cidade feia. Às vezes tem postes que são destas prestadoras que podem ate cair com tanto peso dos fios”, informou.


Segundo Breno Garibalde é preciso que haja investimento no transporte publico para que seja oferecida a população uma condução de qualidade. “De nada adianta pedir para o povo deixar o carro em casa, andar de bicicleta para o trabalho, se não temos um sistema de transporte eficiente e atual. É preciso mais ciclovias. E também rever essa ideia de terminais de integração, pois isso foi uma iniciativa de algumas décadas”, declarou.


Outro assunto destacado pelo vereador é o estimulo de debate para a criação de cemitério público de Aracaju. Para o parlamentar, o São João Batista já não comporta a quantidade de sepultamentos. “Claro que é necessário rever este estilo de sepultamento. Mas também é preciso criar outro lugar para que as pessoas sepultem os seus falecidos. E o maior cemitério da capital não dá mais conta”, destacou.


Sobre política, Breno Garibalde afirmou que segue no União Brasil. "Durante esse tempo eu recebi convide de outros partidos, mas não tenho pressa. Para mim a política é muito independente de siglas. No momento quero estimular a vinda de mais jovens para este meio. Politica não é apenas dentro da Câmara, mas no dia a dia das ideias”, afirmou.


Com relação ao pleito de 2024, ele reafirmou que ainda é muito cedo para pensar em Executivo e que o União Brasil terá uma boa discussão. “Nosso agrupamento tem bons nomes, a exemplo da Deputada Federal Yandra. É claro que vamos conversar com o nosso Presidente, o ex-Deputado André Moura. Após isso é que devemos ter uma discussão melhor para as Eleições”, finalizou.



Por Ceiça Dias

Redação C8

Foto: CMA

bottom of page