“Mudança do clima pode aumentar problemas respiratórios”, diz especialista


O Cultura News desta sexta-feira, dia 18, entrevistou o Dr. Daniel D’Ávila, Médico Otorrinolaringologista. Ele abrotou a temática dos problemas respiratórios que surgem no inverno e como o período junino pode afetar quem tem esses problemas e a covid-19.


O especialista lembrou que estamos entrando no inverno, momento de vários problemas para quem tem problemas como renite e sinusite. “Como nosso inverno não é tão rigoroso e tem mistura de calor e frio, muitas pessoas apresentam esses problemas. E com uma pandemia no meio do caminho é preciso redobrar os cuidados. Toda mudança de clima repentina pode aumentar os problemas respiratórios”, alertou o médico.


Dr. Daniel D’Ávila lembrou também que todos os problemas que uma pessoa tem são em sua grande maioria hereditários. Neste caso, é importante que o casal que vai ter filhos procure um especialista para dar orientações. “Se o pai tem sinusite e a mãe tem alergia, é bem provável que o filho ou filha tenham. Nesse ponto é fundamental que ambos procurem especialista e, mesmo após o nascimento, mantem a atenção para descobrir sintomas”, descreveu.


Com o período de temperaturas mais baixas, a tendência é que muita gente tire o casaco do guarda-roupa para se aquecer. É aqui que pode morar um problema. Segundo o otorrinolaringologista, com muito tempo em local fechado, as roupas mais grossas podem conter ácaros e fungos. “É fundamental eu as pessoas mantem as roupas de frio sempre limpas e protegidas. Assim a saúde de cada um será menos afetada nesses tempos”, destacou.


Pelo segundo ano, devido a pandemia, não será permitido acender fogueiras e soltar fogos. A fumaça pode piorar a situação de quem tem a covid-19 e outros problemas. “Tanto a fumaça da lenha como da pólvora contém infinitas substâncias que, ao contato das mucosas respiratórias, pode agravar o problema. Em especial quem está infectado com o novo coronavírus, que atinge diretamente também a parte respiratória”, comentou Dr. Daniel.



Portal C8 Notícias

Foto: LoungeeMix