Moradores do Largo da Aparecida devem retornar às casas nesta semana


Os moradores do Largo da Aparecida no Bairro Jabotiana, na zona oeste de Aracaju, devem retornar as residências nesta semana. Durante entrevista ao Programa “Linha Direta”, o Coordenador da Defesa Civil na capital, Major Silvio Prado, disse que o nível do Rio Poxim já começou a baixar e que, a partir desta terça-feira, se não voltar a chover forte, a comunidade deve voltar à normalidade.

“Existe uma pequena lâmina d’água e algumas pessoas já passam pelas ruas de botas. Logo na manhã de hoje houve uma grande redução de vazão. Antes de trazer de volta as famílias, a Prefeitura vai fazer a limpeza e desinfecção das residências atingidas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Aracaju Ele também lembrou que não só o Largo da Aparecida, mas outras regiões às margens do rio também foram atendidas. Questionado sobre o que pode estar provocando alagamentos na região nos últimos anos, o Major Silvio Prado disse que existem vários fatores. “Ali existem duas pernas de rio divididas em Poxim-Açu (a forma a barragem em São Cristóvão), e o Poxim-Mirim que entra na região da Jabotiana, que é o ponto mais baixo do trajeto, sem nenhum tipo de barramento. Atrelado a isso, o rio está estrangulado e com assoreamento. Em vários pontos a profundidade está abaixo do normal. Por isso que a água vai diretamente para uma parte mais baixa. Neste caso, atinge o Largo da Aparecida”, afirmou o coordenador, que já existe projeto para a dragagem, esperando apenas recursos.

Mesmo após o acompanhamento da deixa do Rio Poxim, o chefe da Defesa Civil da capital continuará monitorando o nível da água para os próximos dias. Alertas continuarão sendo enviados via SMS de celular, por meio do número 49199. Outras informações da Defesa Civil podem ser verificadas pelo telefone 199.