Modelo piloto de “ecobueiro” é instalado na capital


A Empresa Municipal de Serviços Urbanos colocou em operação o primeiro “ecobueiro” da capital. O modelo foi instalado em um dos bueiros externos do mercado Maria Virgínia Leite, na região central. Os trabalhos de limpeza e retirada dos resíduos coletados durante os testes foram acompanhados pelo Presidente da Emsurb, Bruno Moraes.


O administrador explicou sobre funcionalidade do dispositivo de baixo custo que vai contribuir para diminuir os impactos ocasionados pelo descarte irregular. “Esse equipamento piloto foi pensando pela equipe Emsurb. A partir desse, após análise de resultados, serão instalados outros na cidade de forma gradativa, conforme um planejamento integrado que envolve a Defesa Civil do município, principalmente em locais mais críticos além dos já mapeados”, explicou o Presidente.


Bruno Moraes também destacou a relação do “ecobueiro” e alagamentos que acontecem na cidade. “Com esse equipamento iremos levantar também outros dados, como a média de resíduos recolhidos nos bueiros, bem como estabelecer a periodicidade da sua limpeza, como a que ocorreu hoje”, acrescentou ele.


O ecobueiro é composto por uma grade (1 m x 1,40 m) com 70 cm de profundidade, fabricada em tela galvanizada, a qual será acoplada na parte interna dos bueiros. Com a estrutura é possível fazer uma filtragem do lixo jogado em vias públicas. Desta forma, a retenção do material facilita o processo de limpeza, contribuindo para o rápido escoamento das águas.



Portal C8 Notícias

Foto: AAN