Ministério Público lança campanha sobre segurança de urnas eletrônicas


Nesta segunda-feira, dia 1°, o Ministério Público do Estado de Sergipe, em conjunto com outras instituições, lançou uma campanha para as Eleições 2022. O objetivo é reforçam a segurança das urnas eletrônicas e o papel fiscalizador do Ministério Público durante todo o processo eleitoral.


Em nota emitida pela assessoria de comunicação, O Ministério Público ressalta que o processo de escolha dos candidatos passa por uma rigorosa fiscalização, que vai desde antes do dia da Eleição, até depois da apuração. Além disto, o Ministério Público Eleitoral é responsável por coibir as irregularidades de campanha e propaganda do pleito.


A publicação diz que cada uma das urnas possui lacre, assinado pelo Promotor e Juiz Eleitoral. “Antes da votação se iniciar é emitida a zerésima da urna eletrônica; após a votação é extraído o boletim de urna, ambos assinados pelo representante da mesa e fiscais dos partidos políticos. Por último, após a votação, inicia-se a fase de apuração com o recolhimento do pendrive da urna eletrônica que contém a gravação dos votos, inserindo-o no sistema de computação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, sob a fiscalização do MP Eleitoral”, detalhou a nota.



Portal C8 Notícias

Foto: MPSE