Ministério da Saúde envia cerca de 158 mil testes rápidos de covid-19 para Sergipe


O Ministério da Saúde enviou cerca de 158 mil testes rápidos de covid-19 para Sergipe. Destes, aproximadamente 21 mil foram entregues para o município de Aracaju nesta quinta-feira, 27, quantitativo proporcional à população da cidade, uma divisão acordada pelas secretarias municipais de saúde de todo o estado.


De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esses testes chegam em um momento oportuno e possibilitarão dar celeridade ao atendimento prestado pelas unidades de saúde da rede municipal a pessoas com síndromes gripais com suspeitas de covid-19, uma vez que os resultados são disponibilizados em até 20 minutos após a realização do exame.


Segundo Waneska, os testes têm sido muito importantes, principalmente, nas portas de urgência, "porque às vezes precisamos transferir pacientes para internamentos e é exigido um diagnóstico de covid, mas o teste do tipo RT-PCR, em virtude do grande volume que o Lacen tem recebido, tem demorado para obter o resultado”, ressalta.


Testagem


A partir desta quinta-feira, 27, a Prefeitura ampliou para 30 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão capacitadas para realizar a testagem e detecção de covid-19 na população, além dois hospitais municipais, o Fernando Franco (Zona Sul) e o Nestor Piva (Zona Norte) e o Centro de Síndrome Gripal, no bairro Coroa do Meio. Para os pacientes assintomáticos, a SMS disponibiliza o exame nas ações itinerantes do TestAju.


Confira as Unidades Básicas de Saúde que realizam teste:


Das 8h30 às 15h

José Quintiliano (Cidade Nova); Adel Nunes (América); Osvaldo Leite (Sta Maria); João Cardoso (José Conrado de Araújo); João Oliveira Sobral (Santos Dumont); José Augusto Barreto (Japãozinho); Augusto César Leite (Aeroporto); Eunice Barbosa (Coqueiral); Anália Pina de Assis (Almirante Tamandaré); Celso Daniel (Santa Maria); Roberto Paixão (Dezessete de Março); Lauro Dantas (Bugio); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont); Walter Cardoso (Veneza) e Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas).


Das 8h30 às 18h

Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Francisco Fonseca (Dezoito do Forte); Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Industrial); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Augusto Franco; Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); Cândida Alves (Industrial); José Machado de Souza (Santos Dumont) e Santa Terezinha (Robalo); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Dona Sinhazinha (Grageru) e Marx de Carvalho (Ponto Novo).