
Inaugurada na última sexta-feira, dia 14, a Maternidade Lourdes Nogueira começou a atender a população na manhã desta segunda-feira, dia 17. Localizada no Bairro 17 de Março, na Zona de Expansão da capital, a unidade de saúde é considerada “porta aberta”, com atendimento sem restrições a toda sociedade.
De acordo com a Prefeitura de Aracaju, foram investidos cerca de R$ 18 milhões para a construção da unidade, que teve suas obras iniciadas em 2012. Entretanto, o serviço foi paralisado em 2015 e retomado 2 anos depois, já com a gestão de Edvaldo Nogueira.
Além dos partos, a Maternidade Lourdes Nogueira será referência em demais atendimentos, em especial a violência sexual contra mulheres e menores. Os serviços ofertados serão o atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, atendimento de urgência com observação de até 24 horas, consultas com profissionais da atenção especializada, diagnóstico por teste rápido, exames de patologia clínica, exames radiológicos, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e tococardiografia ante-parto.
O nome da nova maternidade faz uma referência a Maria de Lourdes Santana Nogueira, mãe do Prefeito Edvaldo Nogueira. Natural de Simão Dias, ela foi professora primária, mas teve destaque na área de saúde, ao se tornar parteira na cidade alagoana de Pão de Açúcar, ás margens do Rio São Francisco. Faleceu em 2017 aos 90 anos. A homenagem foi proposta pelo Vereador Antônio Bitencourt do PDT e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju.
Por Rozendo Aragão
Portal C8
Foto: AAN