top of page

“Luciano Bispo precisa se reciclar”, diz Prefeito de Itabaiana


O Prefeito da Cidade de Itabaiana, Adailton Sousa, esteve na manhã desta quinta-feira, dia 31, no Programa “Cultura Notícias”. O chefe do executivo da maior cidade do agreste de Sergipe falou sobre ações administrativas, o aniversário da cidade, além de fazer algumas criticas a oposição e destacar seu futuro político para 2024.


Adailton iniciou a sua fala comentando sobre a população de Itabaiana, que, segundo o Censo do IBGE de 2022, ultrapassou os 100 mil habitantes. “A nossa cidade ultrapassou esse marco já aguardado. É claro, os números falam algo que precisa ser até revisto, pois é bem mais que o que foi divulgado. Isso será bom para recursos e mais dignidade a nossa gente”, pontuou.

O Prefeito também lembrou o aniversário da cidade, celebrado dia 28 de agosto. “São 135 anos de história. Itabaiana em todo esse caminho e até antes disso sempre teve um destaque, seja no comércio, na fabricação e diversos utensílios, na feira livre e, é claro, na agricultura e no povo como um todo. Esse é o principal legado que queremos ver para novas gerações”, explicou.


O gestor comentou que a cidade serrana é uma das primeiras de Sergipe a ter um plano diretor, mas que já precisa de uma revisão. “É isso que estamos correndo em busca, pois o plano diretor atual data de 2004, da gestão de Maria Mendonça. É preciso avançar e melhorar, pois a nossa cidade em temos de construção de casas e empreendimentos. É um grande destaque em nossa terra e isso precisa de todo acompanhamento de uma lei específica”, afirmou o Prefeito.


Perguntado sobre a queda do Fundo de Participação dos Municípios e as finanças na cidade, Adailton disse que é um assunto que gera preocupação, mas que no caso de Itabaiana, a situação é um pouco mais calma. “Ontem tivemos encontro de prefeitos para discutir a queda do FPM. É um assunto que mexe com as cidades sergipanas, pois a maioria realmente tem o fundo como principal recurso. Mas no caso de Itabaiana, temos uma pequena folga, por conta da organização de nossas finanças. No entanto, temos muita cautela com relação a isso”, opinou.


Questionado sobre ações na saúde e educação, o Prefeito disse que está em dia e que vê com naturalidade criticas de oposição. “É da política, e logo em Itabaiana, política é algo forte até demais. Mas estamos batalhando para reforçar o atendimento médico na cidade e povoados. E na educação estamos reforçando as turmas. Itabaiana tem mais de 50 povoados e sem contar os bairros da cidade e todas as localidades com escolas”, defendeu.


Sobre política para 2024 disse que está conversando com o grupo e que pode, ou não, ser pré-candidato no ano que vem. “Isso é um diálogo bem aberto que estamos tendo. Para mim, não é problema ter Valmir de Francisquinho disputado. Deixarei isso claro, pois não me apego ao poder. Pode ser ele o pré-candidato, como pode ser eu ou outro nome. Tudo está sendo debatido, mas sem nenhuma pressão”, confirmou.


Ao final, Adailton Sousa respondeu as criticas feitas pela oposição, em especial, pelo Deputado Luciano Bispo do PSD. Ele disse que respeita a pessoa dele, mas que não concorda com declarações concedidas pelo parlamentar em recente entrevista a Cultura FM. “Eu acompanhei parte das falas do parlamentar e confesso que fico um pouco triste, pois é um político de nossa terra. Aliás, ele sempre diz que sou prefeito de procissão e enterro de pessoas nos povoados. Sou católico e tenho compromisso pessoal e como gestor de estar nas comunidades. Luciano Bispo precisa se reciclar, pois não é assim que se faz política”, destacou.





Por Rozendo Aragão

Redação C8

Fotos: Rozendo Aragão

bottom of page