
Na manhã desta quarta-feira, dia 06, foi entrevistada no Programa “Cultura Notícias” a Juíza do Trabalho e Coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa do Tribunal do Trabalho em Sergipe, Dra. Júlia Borba Costa Noronha. A magistrada falou sobre o encontro roda de conversa sobre o processo de execução trabalhista, que acontece hoje e que visa a preparação para o mutirão de conciliação ainda neste mês.
A semana de conciliação de audiências tem o foco de ajudar na mediação de vários casos entre empregador e empregado. “Para realizar isto, precisamos de apoio da sociedade. Os resultado são positivos quando há conciliação entre as partes analisadas”, orientou.
A Juíza destacou que existem vários processos judiciais que acabam indo para uma fila do judiciário, pois não houve um momento de sentar as partes para o diálogo. “Isso acaba atrapalhando ainda mais o processo. E essa semana de conciliação, que vai acontecer de 18 a 22 de setembro, será de fundamental importância para isso”, afirmou.
Mesmo após essa semana, a conciliação pode ser feita durante todo o ano. “além disto, existe também um papel educacional, tanto da parte do empregador e empregado. E é preciso entender que existe a leis trabalhistas e que devem ser cumpridas e respeitadas por ambas as partes. Por isso não queremos ficar apenas aqui, mas fazer dessa conciliação um hábito”, comentou Dra. Julia Borba.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: TRT Sergipe