
Toda última sexta-feira do mês a Rede Cultura de Comunicação realiza, dentro do Programa “Cultura Notícias”, o quadro “Gente de Sucesso”. Neste mês de fevereiro o homenageado foi o Senhor José Bosco dos Santos, proprietário da Empresa Petramaq.
José Bosco é filho de Maria Gedalva dos Santos. Ele se mudou com sua mãe de Nossa Senhora das Dores para Aracaju, onde foi criado e tratado como quase um filho, pela família do Sr. Hunaldo e Maria Otália. Teve uma infância breve, pois logo cedo, ainda menino já saia com a sua mãe para vender no Batistão produtos como cana e laranja. Devido ao amadurecimento precoce, teve que ajudar a mãe e as 5 irmãs, as quais deu todo auxilio na criação. Ele também foi ajudante de pedreiro até ingressar no comercio, através da empresa Jaluzi, e mais tarde na J. M. Construções. Por ultimo, entrou em uma empresa de vendas de peças de tratores, onde adquiriu conhecimento. Com a benção de Deus, aos 27 anos de idade, juntamente com um colega, uniram-se em sociedade para abrir a Petramaq, empresa sólida e bem conhecida no mercado como referência de peças para tratores há 37 anos. Além de Aracaju, também tem presença em Maceió, com a Petramaq Tratorpeças.
Durante as homenagens funcionários da Petramaq Sergipe e Alagoas falaram sobre a pessoa de José Bosco dos Santos. “Muita gente pode achar ele uma pessoa fechada e um tanto dura, mas no dia a dia é uma pessoa de bem e que é um líder da empresa. Somos gratos por tê-lo como um grande chefe”, destacou a funcionária Marize.

O funcionário Sérgio da Petramaq Alagoas também destacou a importância dele no dia a dia da empresa. “Comecei nessa empresa para ficar um tempo e estou ate hoje. José Bosco é amigo e irmão. Atencioso e que dá conselhos a todos. Não temos do que reclamar. Que Deus o ilumine”, comentou.
O Funcionário mais antigo, Wellington, também prestou o depoimento. “Bosco é referencia. Sempre pronto para ajudar o outro. Por isso um grande empresário. Nunca me disse um não. Me ajudou quando meu filho estava no hospital. Que nosso Deus te ilumine”, pontuou.
A família também falou sobre José Bosco dos Santos. Para Júnior, o filho mais velho, falar do pai é algo que não tem descrição. “Não tenho palavras para definir ele. Um homem honrado, que me ajudou a todo momento, mesmo nas broncas quando precisou dar. Obrigado por tudo e pelos momentos que precisou me guiar. Te amo muito”, relembrou.

Para July Cris, o pai é uma grande referencia. “quem vê ele, acha que é uma pessoa dura e fechada. Mas é só aparência. Meu pai ama família reunida. Eu sou grata a ele pela ajuda que nos deu e nos deixar livres para escolha de seguirmos nossa carreira. Gratidão a Deus por ele existir”, comentou.
O Diretor-Executivo da Rede Cultura de Comunicação, Padre Marcelo Conceição, destacou José Bosco como empresário e homem de Deus. “Além de suas atividades nos dá um apoio fundamental no conselho da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Orlando Dantas. É uma pessoa de Fé que no seu silêncio reflete as coisas divinas. Sou grato por seu pastor e de sua família. Que Deus o ilumine sempre”, detalhou o religioso.
Ao final o Empresário agradeceu a Rede Cultura e a todos os que prestaram depoimento. “Sou feliz, pois o que plantei estou colhendo. Criei meus filhos ao lado de uma mulher heroína. Lutamos juntos para que a empresa fosse oque ela é hoje. Sou eternamente grato a Deus por tudo que Ele me deu”, finalizou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Fotos: Rafael Santos