Jornalista lança biografia do Professor Uchôa


Em 1962 um jovem que atuou como tecelão, vigilante e até marcador de quadrilha junina, iniciou um projeto que, atualmente, é considerado um dos principais polos de educação em Sergipe e no Brasil. O Grupo Tiradentes, que completou 60 anos no dia 21, tem à frente o Professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que terá sua vida contada em um livro. Esta foi a temática da entrevista com o Escritor e Jornalista Milton Alves Júnior no “Linha Direta” na manhã desta terça-feira, dia 26.


O comunicador destacou que é um momento muito importante da carreira. “Tenho a honra de fazer a biografia de um cidadão sergipano que é ícone. Um empresário e educador que desde os anos 60 vem enaltecendo a necessidade do ensino de qualidade. Antes ele queria engrandecer a educação em Sergipe, hoje vai além fronteias. Sou muito feliz por este lançamento”, pontuou.


O livro, intitulado de “Uchôa – Multiplicador de sorrisos” narra todos os passos da vida do Reitor da Unit. O jornalista lembrou que toda a obra, por ser biográfica, foi acompanhada pelo homenageado. No entanto, esta terá detalhes que vão ser revelados apenas no lançamento. “Eu confesso uma situação a vocês. Sempre faço isso com os livros de biografia e com ele não foi diferente. Só que pedi permissão ao Professor Uchôa para deixar 2 importantes detalhes de surpresa que só serão revelados na noite de lançamento. Será a sergipanidade pulsando forte. O Mestre vai gostar muito”, destacou.


Milton Alves Junior lembrou que, devido à pandemia, teve que adiar praticamente todo o andamento do trabalho. “Comecei a escrever em 2019. Fui conversar com o professor, pegar dados, entre outros pontos. Mas ai veio a covid-19. E tive que suspender as entrevistas. Como ele e demais entrevistados eram do grupo de risco, preferi evitar. E mesmo porque, apesar das tecnologias, a boa conversa é aquela que temos com a pessoa. Por isso esperei passar o período pandêmico e retomei o trabalho. E foi gratificante”, explicou.


O lançamento da biografia “Uchôa – Multiplicador de sorrisos” será nesta quinta-feira, dia 28 de abril, a partir das 5 da tarde na Reitoria da Unit Farolândia. “Será um evento aberto a todos, seja ex-professores, ex-funcionários, ex-alunos ou quem deseja conhecer ainda mais a vida desde importante educador sergipano”, lembrou Milton Alves Júnior.


Portal C8 Notícias

Foto: Milton Jr./Divulgação