ITPS realiza fiscalização das bombas de combustível


Pensando em dar mais transparência ao consumidor, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS), vem realizando constantes fiscalizações nos postos de combustíveis do estado. De janeiro até hoje, mais de 400 bicos das bombas já forma vistoriados pelos agentes da instituição.


Os fiscais do ITPS verificam se a bomba de combustível está de acordo com as normas determinadas pelo Inmetro e se possui irregularidades que provoquem erros de medição prejudiciais ao consumidor ou ao próprio estabelecimento. “Durante as ações, nossos agentes fiscais realizam inspeções visuais e ensaios técnicos. São observados diversos aspectos da bomba, entre eles, os itens de segurança, a presença ou não de vazamentos, as etiquetas do Inmetro, as condições da mangueira, o painel e o bico. Também são realizados testes com medidas de volume padrão, que visam identificar se a bomba está funcionando corretamente e entregando a quantidade de combustível solicitada pelo consumidor”, explicou o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.


No ano passado os agentes realizaram verificações em 3.260 bicos de bombas de combustível, o que resultou em 18 processos contra postos. Na maioria deles, as irregularidades encontradas estão relacionadas a vazamentos ou erros de medição normalmente provocados por falhas nos equipamentos.


Para Kaká Andrade, o ITPS possui um calendário de atuações que abrange todo o estado. “Estas fiscalizações cobrem todos os postos de Sergipe que recebem, no mínimo, uma vez por ano, a visita dos representantes do ITPS. O objetivo é garantir que as bombas cumpram com todas as determinações técnicas impostas pelo Inmetro e, principalmente, entreguem a real quantidade de combustível solicitada pelo consumidor”, destacou.


Quem estiver desconfiado do correto funcionamento da bomba de combustível deve acionar o ITPS. O contato deve ser feito com a Ouvidoria, no telefone (79) 3179 8055 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h) e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. Também é possível fazer o registro da denúncia no site www.itps.se.gov.br, no campo Ouvidoria/SE-Ouv. Para fazer a denúncia, não é preciso se identificar, mas caso queira receber o resultado da fiscalização realizada no local denunciado, o cidadão deve informar nome e e-mail. As informações do denunciante serão mantidas em sigilo.



Portal C8 Notícias

Foto: ITPS