top of page

ITPS orienta consumidores durante a Semana Santa


Durante a Semana Santa, é comum que muitas pessoas procurem peixes e demais produtos para estes dia e também para a Páscoa. Por conta disto o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe está orientando os consumidores para que fiquem atentos na hora de comprar os alimentos típicos da época.


O principal alerta é para que as pessoas se atentem ao peso dos pescados. “A legislação determina que peixes em conserva, pré-embalados ou congelados devem trazer na embalagem, de forma clara, a indicação do peso líquido. É importante também que o consumidor saiba que esse peso se refere somente ao produto e não considera a embalagem e, no caso dos congelados, a camada de gelo”, explicou o Diretor-Presidente do ITPS, Kaká Andrade.


No caso de dúvidas em relação ao peso, o consumidor pode fazer a verificação em balanças devidamente reguladas. “Para ter certeza da quantidade que está levando, o consumidor pode procurar uma balança no estabelecimento comercial e fazer ou solicitar a conferência do peso do produto. Caso encontre divergências nas informações, a orientação é buscar outro produto e relatar a irregularidade à Ouvidoria do ITPS”, detalhou o Diretor-Presidente.


Para o consumidor que escolher comprar peixes frescos, a orientação também é válida. “Ao adquirir o peixe fresco, seja na feira, mercado ou supermercado, o consumidor deve observar a pesagem do produto e, principalmente, se atentar para a balança, que deve estar em local visível e ter o selo do Inmetro, o que comprova a confiabilidade da medição”, completou Kaká.


A venda de chocolates também está em alta, seja por vendas online ou presenciais. Para esses produtos, também vale a dica da observação do peso. “Muitas vezes, as pessoas se guiam pela numeração do ovo de Páscoa, mas a informação indicada na embalagem serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais, pois cada marca adota uma escala de tamanho diferente. Então, o melhor é se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem. Esse peso deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes”, lembrou o chefe do ITPS.


Os brinquedos e os brindes ofertados junto aos ovos de Páscoa precisam trazer o selo do Inmetro. E na embalagem do chocolate deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”, e a indicação da faixa etária da criança que poderá fazer uso do brinquedo.



Portal C8 Notícias

Foto: ITPS

bottom of page