ITPS alerta comerciantes sobre balanças falsificadas


O aumento de do uso de balanças falsas no comércio brasileiro tem causado grandes prejuízos financeiros aos fabricantes, comerciantes e consumidores. Em Sergipe, a realidade é a mesma. Agentes fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado (ITPS) vêm realizado algumas ações para conscientizar e fiscalizar.


Segundo o Diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, as balanças falsas são comercializadas no mercado informal, ainda mais no comércio eletrônico. “Por não passarem por ensaios e aprovação do Inmetro, elas podem apresentar erros de pesagem para mais ou para menos, o que pode causar prejuízos tanto para os comerciantes, como também para os consumidores”, detalhou.


O uso de balanças falsificadas ou piratas é um prejuízo a toda a sociedade. “Essa situação gera uma concorrência desigual, pois o comerciante que usa balança irregular tem menos custos do que aquele que usa o equipamento regularmente aprovado. Isto causa prejuízos às indústrias que sofrem com a concorrência desleal”, reforçou o Diretor-Presidente.


A Gerente Executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz Almeida Machado, fala que os comerciantes precisam ter cautela na hora ao escolher as balanças e desconfiar de preços muito baixos. “Na hora da compra, é preciso observar a placa de identificação de modelo fixada na balança. Ela fica na lateral do equipamento e deve trazer a marca, modelo, ano de fabricação, carga máxima, carga mínima, valor de divisão, classe de exatidão e número da portaria do Inmetro. Também é preciso exigir a nota fiscal de compra, certificado de verificação, o lacre e o selo de verificação do instrumento”, detalhou.


Em caso de dúvidas ou denúncias, a pessoa pode entrar em contato com o ITPS por meio da Ouvidoria, que está disponível por meio do telefone (79) 3179 8055 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h) e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. Também é possível fazer o registro da denúncia no site www.itps.se.gov.br, no campo “Ouvidoria/SE-Ouv”. Para aqueles que desejam fazer a verificação metrológica, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do ITPS por meio dos telefones (79) 3179 8087/8081.



Portal C8 Notícias

Foto: ITPS